As formações


No início de cada jogada, os atletas do ataque e da defesa assumem um determinado posicionamento dentro de campo. São as formações. Elas variam conforme o tipo de jogada que o head coach queira executar. Conheça algumas formações básicas do futebol americano aqui no Play-action NFL:

Legenda:
C: Center                         DT: Defense tackle
OT: Ofense tackle            DE: Defense end
OG: Ofense guard            LB: Linebacker
WR: Wide receiver           CB: Cornerback
RB: Running back             SS: Strong safety
FB: Full back                    FS: Free safety
TE: Tight end
QB: Quarterback

FORMAÇÕES BÁSICAS DO ATAQUE

Formação em “I”

É usada para jogos corridos, contando com dois running backs posicionados imediatamente atrás do quarterback, em linha, como se fosse uma letra “I” mesmo. A vantagem é o fato de os running backs estarem muito próximos ao quarterback, o que permite que a bola seja entregue de forma rápida.


Formação em “I” offset

É constantemente usada por causa de sua versatilidade, permitindo tanto jogadas de passe quanto de corrida. O fullback alinha-se deslocado de forma a poder bloquear rapidamente a defesa adversária, abrindo caminho para o running back.


Split T

Outra formação bastante versátil, que permite tanto jogadas de passe, com boa proteção ao quarterback, quanto jogadas de corrida, já que os running backs estão em ótima posição para receber a bola das mãos do lançador.


Ace

Essa formação usa-se dois tight ends, um de cada lado da linha ofensiva, ambos com a função primária de abrir caminho para uma corrida de running back. Com o time distribuído de forma perfeitamente simétrica, torna-se difícil para a defesa adversária prever o lado para qual irá o running back.


Spread

Uma formação orientada ao passe. Os jogadores “espalham-se”, com os running backs alinhando-se logo atrás dos offense tackles. Isso representa uma ameaça real para as defesas adversárias, pois os running backs funcionam como 4º e 5º recebedores, somando-se aos wide receivers e ao tight end.


Wildcat

Muito usada nos últimos três anos, ela resgata conceitos da década de 1930, quando nem todas as jogadas eram feitas com o quarterback. O snap era feita diretamente para um running back. Ele pode correr ou até mesmo passar a bola. O quarterback às vezes fica em campo, mas alinhado a outra posição. Ou dá lugar a um running back extra. Isso confunde muito a defesa adversária.


Shotgun

É muito parecida com a Spread, exceto pelo fato de o quarterback estar recuado de 5 a 7 jardas. É uma formação totalmente voltada ao passe e garante ao quarterback boa distância da briga nas trincheiras.



FORMAÇÕES BÁSICAS DA DEFESA

Defesa 4-3

O nome vem da utilização de quatro linemen e três linebackers. É a formação defensiva mais utilizada em todo futebol americano. O bom equilíbrio entre pressão no quarterback, com os quatro jogadores de linha, e proteção na retaguarda, com três linebackers, faz com que este esquema de jogo seja o preferido entre os head coachs.


Nickel

A defesa Nickel é usada em situações em que a grande probabilidade de o adversário atacar pelo alto, com um passe (quando há vários wide receivers em campo, por exemplo). É caracterizada pela utilização de um jogador a mais na secundária, ou seja, um terceiro cornerback entra no lugar de um linebacker.


Dime

A defesa Dime tem o mesmo princípio da Nickel: reforçar a marcação contra o passe. Mas, nesse caso, dois jogadores a mais entram na secundária. Em geral, saem dois linebackers para dar lugar a dois conerbacks.


Goal line

Quando a defesa está de costas para a sua própria endzone, o esquema defensivo utilizado é o goal line defense. Devido a possibilidade eminente de sofrer os pontos, seis jogadores ou mais são colocados na primeira linha, com a intenção de formar uma barreira humana. Com excesso de jogadores na linha, o fundo do campo fica mais vulnerável e a marcação contra o passe deve ser muito bem feita, pois, certamente, algum atacante ficará sozinho. Por outro lado, há menos espaço (apenas 10 jardas de profundidade da endzone) para proteger do que em outras situações.


Defesa 3-4

Formação defensiva largamente utilizada nos anos 80 e que volta a ganhar espaço nos campos do futebol americano. Sua principal característica é a linha defensiva com três linemen e quatro linebackers mais atrás. Com um quarto linebacker, a defesa fica mais imprevisível aos olhos do ataque adversário, pois esse homem a mais pode tanto ficar na cobertura como ajudar a linha ou ainda tentar alcançar o quarterback adversário.