Os termos

Conheça as palavras e nomes que designam jogadas e outras coisas no futebol americano.

Audible – Comando de voz em código, dado pelo quarterback já na linha de scrimmage, informando a mudança da jogada para o seu time. Acontece quando o quarterback percebe que a defesa adversária está postada de forma a impedir a jogada combinada previamente.

Backfield – Toda a área do campo atrás da linha de scrimmage, onde o ataque está posicionado.

Blindside – É o “lado cego” de um quarterback. Ou seja, o ponto em que ele está mais vulnerável por não ter campo de visão durante o movimento de lançar a bola. Para um quarterback destro, o blindside é o lado esquerdo. Para um quarterback canhoto, é o lado direito.

Blitz – Jogada defensiva em que, além dos defensive linemen, outros jogadores partem para cima do quarterback adversário. O objetivo é atrapalhar o passe ou mesmo derrubar o quarterback antes que ele lance a bola (sack). A blitz pode ser feita por linebackers, cornerbacks ou safeties.

Bootleg – Jogada em que o quarterback corre com a bola em direção à lateral do campo. Permite escapar momentaneamente da pressão da defesa adversária e dá tempo aos wide receivers (e mesmo aos running backs) para entrarem em posição de receber o passe.

Bull rush – Técnica utilizada pelos defensive linemen para sobrepujar a linha de bloqueadores. Consiste em correr em direção do seu bloqueador, tentar empurrá-lo para desequilibrá-lo, e assim neutralizar sua marcação.

Bump and run – Técnica utilizada por cornerbacks para atrapalhar o avanço de recebedores. Consiste em empurrar ou dar um encontrão no recebedor logo no início da jogada (dentro das 5 jardas permitidas pela regra), para tirá-lo da sincronia com o seu quarterback e, assim, dificultar a recepção de um passe.

Down – É o nome de cada tentativa de avanço de um time durante o ataque. No futebol americano, um time tem 4 downs para conseguir pelo menos 10 jardas se quiser manter a posse de bola.

Draft – É a principal porta de entrada para o futebol americano. Acontece anualmente, em abril. Trata-se de uma espécie de “peneira” universitária. Durante um final de semana os 32 times escolhem quais jogadores oriundos das faculdades americanas querem ter em seu elenco. A ordem de escolha obedece a um critério que visa equilibrar as forças dos times: a última equipe colocada na temporada regular anterior é a primeira a escolher, enquanto o campeão do Super Bowl, é o último.

Drive – É a série de jogadas realizadas por um time desde o momento em que ele consegue a posse de bola até o momento em que a perde, seja em um punt, em um turnover ou após pontuar. Em português, é chamado de “campanha”.

Especialistas – É o nome que se dá ao grupo de jogadores usados em situações de chutes, seja em um punt, em um kickoff, em uma tentativa de field goal ou de ponto extra.

Fair catch – Trata-se de um recurso de proteção, usado quando o retornador de chutes percebe que não terá chances reais de avançar ao receber a bola. Ele sinaliza, acenando com o braço enquanto a bola ainda está no ar. Isso significa que está abdicando de avançar com a bola. Em troca, os jogadores do time adversário não podem derrubá-lo ou mesmo encostar nele. O fair catch garante a integridade física do retornador e evita fumbles.

Fake pump – É o movimento realizado quando um quarterback finge lançar a bola, mas não o faz. A jogada é desenhada para enganar a defesa.

Flea flicker – É  um dos vários tipos de “jogada-truque”, desenhada para confundir a defesa adversária. O quarterback entrega a bola nas mãos do running back, insinuando se tratar de uma jogada terrestre. O running back, no entanto, devolve a bola ao quarterback após dar dois passos. Com a defesa desprevenida, o quarterback faz então uma jogada aérea, com um passe longo a um wide receiver.

Fumble – Perda acidental da posse da bola por contato adversário ou por descuido. Sempre que o fumble ocorrer, a posse de bola é de quem recuperá-la.

Hail Mary – Jogada usada em situações de desespero, normalmente nos últimos segundos da partida. A equipe ofensiva coloca todos seus recebedores em campo e os instrui a correrem todos para dentro da endzone adversária. O quarterback então tenta um passe muito longo (e raramente eficaz).

Halfback – É um dos termos utilizados para o corredor (running back) responsável por carregar a bola em jogadas terrestres.

Hand-off – É o movimento feito pelo quarterback ao entregar a bola diretamente nas mãos do corredor, sem lançamento ou passe.

Hang time – É o tempo em que a bola fica no ar durante um punt. É importante para que o time que executou o chute tenha tempo de chegar até o retornador adversário, impedindo-o de conquistar um grande avanço.

Hashmarks – São marcações no gramado a cada 1 jarda. A bola é colocada nas hashmarks, ou entre elas, a cada novo snap.

Head coach – É o técnico principal do time. Ele tem diversos auxiliares, dos quais, os principais são os coordenadores de ataque, de defesa e dos especialistas.

Huddle – Reunião dos jogadores realizada antes de cada jogada. No ataque o huddle é conduzido pelo quarterback: ele transmite qual será a próxima jogada.

Hurry up offense – Estilo de jogo ofensivo que visa diminuir o tempo gasto com a preparação da cada jogada, pegando a defesa adversário desarrumada.

Interception (interceptação) – Passe roubado pela defesa.

Lateral – Passe paralelo a linha de scrimmage em direção a um companheiro de equipe. Ao contrário do foward pass, que só pode ser utilizado uma vez, o lateral pode ser realizado quantas vezes for necessário.

Motion – Movimentação de um jogador ofensivo, ainda na linha de scrimmage, antes do snap.

MVP (Most Valuable Player) – Título concedido ao melhor jogador de uma partida, de uma rodada ou mesmo da temporada toda.

No huddle – Faz parte da hurry up offense e tem como objetivo dificultar a marcação adversária ao diminuir o tempo para que ela se prepare. Como o próprio nome sugere, não há a realização do huddle e as jogadas são combinadas previamente ou já na linha de scrimmage.

Offseason – O período entre o final de um Super Bowl e o começo da temporada seguinte. Geralmente vai da segunda semana de fevereiro até o início dos jogos amistosos de pré-temporada, no início de agosto.

Off tackle – Jogada de corrida em que o running back carrega a bola através de um buraco aberto pelo offensive tackle, na linha de defesa adversária. Normalmente, o offensive tackle bloqueia um defensive tackle, enquanto um tight end bloqueia um linebacker e o fullback bloqueia um defensive end.

On-side kick – Jogada de emergência realizada pelo time de especialistas no chute de reinício de partida (kickoff), normalmente quando o time está perdendo e falta pouco tempo para o fim do jogo. A idéia é recuperar a posse de bola rapidamente. Em vez de chutar com força para a frente, dando a bola ao adversário, o kicker bate com leveza em diagonal, apenas o suficiente para que a bola ultrapasse as 10 jardas previstas na regra. Uma vez que isso ocorra ou que a bola toque num adversário, ela está em jogo e pode ser recuperada pela própria equipe que chutou.

Pass rush – Jogada defensiva com o intuito de apressar o quarterback a realizar o passe e, eventualmente, forçá-lo ao erro. Ocorre quando os jogadores da defesa partem para cima do lançador, em vez de ficarem na cobertura.

Play-action – Recurso usado pelo quarterback para iludir a defesa adversária. Ele finge entregar a bola para o running back, mas, na verdade, continua com ela e se posiciona para realizar o passe.

Pocket – Também conhecido como “bolsão”, é a área imaginária em que o quarterback está protegido por sua linha ofensiva.

Pré-season – É o período de treinamentos e jogos amistosos logo antes do início do campeonato. Pré-temporada em português.

Pro Bowl – Partida amistosa realizada anualmente com a participação dos melhores jogadores da temporada, eleitos por torcedores, treinadores e pelos próprios atletas.

Quick-release – Técnica de um lançamento do quarterback que consiste em receber o snap, firmar o pé de apoio e lançar a bola rapidamente para seu recebedor, sem o usual recuo de 3, 5 ou 7 passos.

Redzone – Região do campo entre a marca de 20 jardas e a endzone. É conhecida como zona de perigo, onde as chances de pontuação são grandes.

Reverse – Jogada ensaiada em que um atacante recebe o hand-off de seu quarterback, corre como se fosse contornar os bloqueadores, mas, subitamente, entrega a bola a um outro companheiro que vem em velocidade no sentido oposto. Este, por sua vez, encara a defesa adversária em seu lado desprevenido.

Sack – É o ata de derrubar o quarterback adversário atrás da linha de scrimmage, antes que ele consiga realizar um passe.

Scramble – É o movimento evasivo realizado pelo quarterback com o objetivo de fugir de um sack.

Screen pass – Jogada de ataque em que o quarterback faz um passe quase lateral a um recebedor que ainda está atrás da linha de scrimmage. O nome vem do movimento feito pelos bloqueadores, que se deslocam lateralmente, criando uma “tela” de proteção em frente ao recebedor.

Smash-mouth football – Filosofia de jogo ofensivo que consiste em manter a posse de bola e atacar o adversário, essencialmente, por meio de corridas.

Snap – É o movimento de colocar a bola em jogo. Realizado pelo center, o snap consiste em passar a bola por debaixo das pernas ao quarterback.

Strong side – Lado da linha ofensiva em que o tight end está alinhado no início de uma jogada.

Sweep – Jogada ofensiva terrestre em que um corredor contorna a linha defensiva adversária (em vez de tentar penetrá-la), com o fullback ajudando a abrir caminho.

Tackle – Movimento de interromper o avanço adversário, que carrega a bola, derrubando-o com um agarrão ou encontrão.

Tailback – Designação do running back quando de alinha recuado, na formação em “I”.

Training Camp – São os treinamentos que ocorrem a partir de meados do ano, visando a temporada, que começa em setembro.

Turnover – Perda acidental da posse de bola, seja por uma interceptação, seja por um fumble.

Two minute offense – Estratégia ofensiva utilizada no período de 2 minute warning. Para ganhar tempo e surpreender o adversário, o time entra com uma sequência de jogadas predeterminadas, executadas rapidamente, sem necessidade de orientações do técnico entre uma e outra.

Two minute warning – Parada obrigatória que ocorre quando faltam 2 minutos para acabar o 2º período e o 4º período.

Two point conversion – É uma alternativa ao chute de ponto extra a que um time tem direito quando marca um touchdown. Em vez desse chute, que vale 1 ponto, a equipe tenta anotar um novo touchdown, partindo da linha de 2 jardas. Se bem sucedida, a jogada vale 2 pontos.

Weak side – Lado da linha ofensiva oposto àquele onde está alinhado o tight end.

West Coast Offense – Filosofia de ofensivo que utiliza passes curtos e rápidos, em vez de apenas corridas, para manter a posse de bola e conquistar novas séries de descidas. Seu grande desenvolvedor foi Bill Wash (1931 – 2007), no San Francisco 49ers.

Wild Card – No Brasil, pode se chamar de “repescagem”. É aquele que se classifica para os playoffs sem ser campeão da sua divisão.

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